Novos títulos na Biblioteca Kurt Prober do Cemip.

Posted by

Catálogos de fichas, carimbos e bibliografia especializada já estão disponíveis para consulta.

Por: Yuri Victorino

O Cemip conta com uma biblioteca especializada em Numismática e assuntos correlacionados. Esta é uma das iniciativas que reflete a existência do Centro de Memória e Informação: promover e difundir a Numismática através das suas coleções. Para tanto, constantemente são adquiridas obras que possam oferecer aos pesquisadores, colecionadores e interessados em geral,  informações e subsídios técnicos para auxiliarem nas suas pesquisas. Ao mesmo tempo, a Biblioteca serve de apoio na gestão dos acervos da instituição.

cam01555 img_20161026_173432

Há uma centena de livros para consultar gratuitamente no local. Para tanto deve haver o agendamento prévio através dos contatos disponíveis no site do Cemip. O acervo está incluso no Programa de Difusão dos Acervos do Centro, que prevê a disponibilização dos títulos em seu site. Até o final de 2017 está prevista a possibilidade de consulta on line.

cam01556 cam01558

Recentemente foram adquiridas obras importantes. É o caso da Monografia do espanhol Sr. J. Ignácio Reig Colmenarejo – Mis apuntes sobre los resellos: marcas sobre las monedas de vellón del siglo XVII – A obra trata dos carimbos sobre moedas espanholas que provavelmente circularam nas terras brasileiras.  Outra obra é o Addendum do Catálogo Geral de Moedas Particulares, Vales e Fichas do Brasil, de Alexandre O.F de Barros. É importante destacar que neste livro houve contribuição de informações e imagens de peças da coleção de fichas do Cemip e citação desta contribuição pelo autor.  Não menos importante foi a aquisição do Catálogo de Assinaturas do Brasil: Personalidades Luso-brasileiras 1ª edição da editora  paulista RHM, de autoria de Peter Meyer. Além destas, mais 18 obras foram adquiridas neste semestre. A Biblioteca Kurt Prober conta com a supervisão da Bibliotecária Caroline Silveira Sarmento que começa a trabalhar no gerenciamento e catalogação das obras.

cam01561 cam01563
cam01562 cam01564

Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o Cemip pode promover ações destas naturezas. Eu posso ajudar você. Acesse os canais de comunicação disponíveis no site. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos.

Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.

 

logo-cemip-yuri-victorino

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.