Breve resenha da 2ª Convención Internacional de Historiadores y Numismáticos AREQUIPA 2018

Posted by

Aconteceu em outubro no Peru a 2ª Convención Internacional de Historiadores y Numismáticos AREQUIPA 2018. O Evento contou com a presença de mais de 21 países da América do Sul, América Central e América do Norte. O Centro de Memória e Informação Pessoal (Cemip) esteve representado pelo diretor e curador Yuri Victorino. A Comitiva brasileira contou com mais 4 brasileiros representantes da Sociedade Gaúcha de Numismática (SGN) e da Sociedade Numismática Brasileira (SNB) além de autônomos. O Evento aconteceu em duas cidades do Peru – Lima e Arequipa – entre 17 e 22 de outubro de 2018. O Cemip foi uma das instituição apoiadora. Veja a interessante programação e algumas imagens dos eventos.

Os eventos aconteceram em Lima capital do Peru e Arequipa conhecida como a cidade branca. A maioria dos eventos aconteceu em Arequipa que está localizada no sopé do majestoso vulcão Misti, aos 2.335 metros de altitude. Fica ao sul do país em região farta de vulcões.

Aconteceu antes do evento principal em Arequipa, Ciclo de Conferências Preliminares que ofereceu palestras especializadas em numismática para que todos os numismatistas dessas cidades obtivessem as mais variadas informações. Foram realizadas conferências nas cidades de Salta – Argentina; Tacna – Peru; Ica – Peru; Arica – Chile e Lima – Peru, de agosto a novembro de 2017. E em 2018 nas cidades de Arequipa, Trujillo, La Paz, Santa Cruz e Potosí.

No dia 17 as atividades se concentraram na capital do País. Em Lima houve a Visita oficial ao Museu Numismático del Peru e recepção na Casa de Moeda de Lima. Reunidos no evento um grupo seleto de historiadores, numismatas, pesquisadores e profissionais de mais de 20 países que acompanharam o comitê internacional e que forneceu um alto nível acadêmico para esta convenção. Agradecimentos especiais ao presidente do Comitê Internacional Sr. César Corrales López.

De Lima nos encaminhamos para Arequipa que fica ao sul do Peru. Houve o credenciamento dos participantes e delegações no Claustro Menor de la Universidad Nacional San Agustín e a visita guiada ao Circuito Numismático de Arequipa. A cidade é dona de prédios históricos como a notável Casa da Moeda de Arequipa, Gooyeneche, Convento Santa Tereza, casario colonial, e instituições que preservam coleções numismáticas como a Casa de Moral. Presente também no centro histórico a bela Plaza de Armas com sua linda silueta de alvenaria de cantaria e suas belas ruas.

O Congresso trouxe palestrantes importantes de toda a América e Europa. Foram 32 palestras de mais de 20 países participantes. Mais de 60 instituições e participantes numismáticos aderentes. Houveram apresentações de pesquisas numismáticas históricas inéditas. Formação da Comissão Jurídica do Direito Internacional do Patrimônio Numismático. Aconteceu o concurso da medalha comemorativa de Arequipa 2018. Também o Concurso de Pintura sobre temas numismáticos. Foram 8 apresentações de livros de história numismática, além da cunhagem da medalha comemorativa e do Characato de ouro do evento e a inauguração do Circuito Turístico Numismático de Arequipa. Por fim o Jantar de Gala de Encerramento.

Na noite do dia 19 aconteceu a apresentação do Livro: “Arbitraje Perú contra España, la República del Perú, sucesora del Imperio Español, con derecho a recibir parte de las monedas del Odyssey” escrito pelo Dr. Manuel Villa García Noriega, apresentado no Centro de Artes de la Universidad Católica San Pablo.

Para encerra o dia a Solene Inauguração de Arequipa 2018 e a Conferência inaugural do Dr. Eduardo Dargent Chamot: “La Historiografía Numismática peruana”, ambas ocorridas no Teatro Municipal de Arequipa.

Nos dias 19 e 20 houveram inúmeras palestras distribuídas pela Universidade Nacional de San Agustín. Foram 41 conferências e 10 apresentações de livros entre outras atividades como lançamento de medalhas e roteiros culturais. Veja algumas das temáticas apresentadas:

“Interpretación de la iconografía monetaria en la antigua Grecia” Luciana Tosco, ADVENTVS Numismática Antigua, Argentina.

“Numismática y el rol en los problemas y soluciones de coleccionistas”, Oswaldo M. Rodrigues Jr., Sociedade Brasileira de Numismática, Brasil.

“Estudios de Exonúmia: Medio de pagos alternos en la economía del Perú en los siglos XIX y XX” Renzo Gallegos, Instituto de Investigación Numismática del Perú, Perú.

“La Escripofilia, rama especializada de la Numismática”, Carlos Iza Terán, Academia Nacional de Historia de Ecuador, Ecuador.

“La importancia de la minería en el mundo colonial americano” Hugo Rosati Aguerre, Instituto de Historia de la Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile.

“Las medallas hechas por los españoles para premiar a los indios fieles al Rey en los reinados de Carlos IV y Fernando VII”, Fernando Chao (h), Academia Nacional de la Historia, Argentina.

Voltando ao roteiro – no sábado resolvemos por uma incursão ao Cãnon del Colca e valle de los Volcanes – Circuito Aguada Blanca. A aventura durou um dia que começou as duas da madrugada e terminou às seis da tarde. Mas não encerramos por ai.

Na noite do sábado já em Arequipa tivemos a confraternização na Plaza de Armas. Uma deliciosa festa de pizzas e cervejas locais com indumentária e tudo.  O dinheiro que circulou na noite foram as moedas de chocolate oferecidas pelo colega presidente da SGN Valmo Ricacheski.

No domingo dia 22 tivemos um tour pela cidade de Arequipa e posteriormente o Banquete de encerramento na Casa de Moneda de Arequipa, hoje Hotel Casa Andina.

O sucesso da jornada está atrelada ao apoio que os organizadores receberam das entidades aderentes ao evento, durante 4 convenções numismáticas que foram: XXXVII Conferência Nacional de Numismática e Medallística na cidade de São Francisco – Argentina. Conposição numismática do ANUCH 1817-2017 na cidade de Santiago – Chile. IV Expo Seminários Numismática LIMA 2017 na cidade de Lima – Peru. 2ª Conferência Numismática “Arnaldo Cunietti-Ferrando” na cidade de Bariloche – Argentina

O Cemip agregou conhecimentos para incluir junto as ações e acervos. Isso tudo para continuar promovendo o futuro e protegendo o passado através da gestão responsável das atividades desenvolvidas. A participação em eventos como estes são de grande interesse da Instituição. Agradecemos aos organizadores da 2ª Convenção Internacional de Historiadores e Numismáticos – Arequipa 2018 pela atenção dobrada que nos foi reservada.

É o Cemip cumprindo com o seu papel de preservar e divulgar a Memória e a Informação.

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.