Lançamentos e doações marcam setembro no CEMIP

Posted by

Durante setembro três ações se destacaram no CEMIP. O lançamento do “folder institucional” nas versões português e español prevendo a ida do representante do Centro de Memória e Informação Pessoal (CEMIP) ao Congresso Internacional de História e Numismática de Arequipa no Perú. A doação recebida do Chef Alan Chaves de um “Linguafone em 78 rpm” ao Centro. E por fim a doação dos antigos Equipamentos da extinta TV dos Bancários pelo Cemip ao Instituto Porto Alegre (IPA).

O lançamento do “folder institucional” em duas versões: português e español, teve a intensão de servir de meio para divulgar o Centro durante o Congresso Internacional de História e Numismática de Arequipa no Perú. Durante a segunda quinzena de outubro, centenas dos mais renomados Numismatas do mundo se reunirão para debater assuntos pertinentes à História e Numismática. Mais informações no site do evento que pode ser acessado clicando aqui.

A doação recebida do Chef Alan Chaves de um “Linguafone em 78 rpm” ao Centro é uma raridade.  O Box contem 16 discos de 10 polegadas em acetato, gravados na velocidade de 78 rotações por minuto é  um Fonógrafo com discos especiais, usado na aprendizagem de línguas estrangeiras. Os discos estão em ótimas condições. Provavelmente nunca tenham rodado anteriormente. Também em espetacular condição se encontram os demais itens que compõem a caixa. São folhetos e livretos que explicam a utilização do sistema. Tudo para aprender Inglês sem um mestre. Provavelmente o kit tenha se desenvolvido no final da década de 1950. O Linguafone é uma joia rara. Acesse o vídeo dele funcionando clicando aqui.

E por fim e não menos importante aconteceu o início do processo de doação dos antigos Equipamentos da Extinta TV dos Bancários pelo Centro de Memória e Informação Pessoal ao Instituto Porto Alegre. Os equipamentos são uma câmera, vídeos tapes, monitor, um gerador de caracteres Amiga 4000, conectores, baterias e cabos. É uma UP – Unidade portátil de captura de imagens em movimento e uma Ilha de Edição de Vídeo Linear. Equipamentos usados para produção de material jornalístico na década de 1980.

Em 2015 o Cemip recebera a doação do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região Metropolitana. Em breve o IPA deve proporcionar, junto com outros elementos um local de exibição onde os alunos e professores do Jornalismo e Comunicação poderão ter acesso aso equipamentos que formam uma ilha de edição analógica, usada na produção profissional da extinta televisão. Foram 12 meses de tratativas até que o acordo fosse firmado. Aguardemos então para breve a inauguração do espaço de Memória do Instituto de Porto Alegre.

É o Cemip cumprindo com o seu papel de preservar e divulgar a Memória e a Informação.

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.