Artigo do IHGRGS usou trabalho técnico feito no Cemip.

Posted by

A Brigadeira Rafaela Pinto Bandeira

Diego de Leão Pufal
Sócio Correspondente do IHGRGS

A família Pinto Bandeira está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Quem já passeou pelas ruas  entrais de Porto Alegre, certamente atravessou as terras da chácara que pertenceram à Brigadeira Rafaela Pinto Bandeira. Quem percorre as ruas Pinto Bandeira e Coronel Vicente geralmente não sabe que ambas são homenagens aos seus antigos moradores e doadores dos respectivos terrenos, a mesma Brigadeira e o seu marido, o Coronel Vicente Ferrer da Silva Freire.

Mas as curiosidades não param por aí.

Algumas dessas terras pertenceram à mãe de Rafaela, de mesma alcunha, pois também chamada de Brigadeira, dona Josefa Eulália de Azevedo, esposa do Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira. D. Josefa, por sua vez, por herança do marido e sogros, recebeu a Fazenda do Gravataí, que integra atualmente a cidade de Canoas, município que teve seu desenvolvimento e criação com significativa influência dos Pinto Bandeira, o mesmo acontecendo com o de Sapucaia do Sul, por exemplo.

O Coronel Vicente, esposo de d. Rafaela, fez a Revolução Farroupilha, importante movimento, que modificou de forma sensível todo o Rio Grande.

O pai da Brigadeira Rafaela, Rafael Pinto Bandeira, foi ativo militar e esteve envolvido em todas as campanhas militares na defesa das possessões portuguesas no Rio Grande do Sul. Tirou proveito de seu histórico familiar, de sua ascensão militar e de seu poder político e econômico, fazendo grande fortuna, amigos, mas também inimigos. A avó materna de Rafaela, Clara Maria de Oliveira, foi filha de povoadores da Colônia do Sacramento, no Uruguai, vindos para o Rio Grande do Sul no século XVIII. Já o avô da Brigadeira, o Coronel Francisco Pinto Bandeira, nasceu em Laguna/SC no início do mesmo século, tendo sido soldado e tropeiro, seguindo os passos do seu avô, o santista Francisco de Brito Peixoto.

Francisco foi escolhido pelo Governo para explorar os sertões do Continente de São Pedro do Rio Grande, a fim de povoá-los e tomar posse das terras. Seus descendentes, com o passar das décadas, radicaram-se em todo o Estado, assegurando de vez a posse das terras da Coroa Portuguesa, o que seguido por vários lagunenses.

Todo esse movimento da família Pinto Bandeira, que perdurou durante os séculos XVII e XVIII, reflete e conecta-se com a história do Rio Grande do Sul, perpassando gerações e deixando suas marcas ao longo do tempo. Tanto assim o é, que basta fazermos a nossa genealogia para verificarmos muito possivelmente um parentesco com estes velhos troncos.

***

RAFAELA PINTO BANDEIRA nasceu aos 30 de novembro de 1792 em Porto Alegre/RS1, tendo como padrinho o vigário José Inácio dos Santos Pereira, que foi pároco da igreja da Colônia2 e, assim, velho conhecido e amigo de sua família. Foram os pais de Rafaela o brigadeiro Rafael Pinto Bandeira e dona Josefa Eulália de Azevedo, a senhora Brigadeira, a mais antiga e respeitável representante das famílias colonistas de Feijós e Azevedos, que foi assim chamada e conhecida por ter sido casada com o brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, não perdendo este nome nem mesmo casada depois com o desembargador L. C. T. de Bragança, como nos revela o primeiro cronista de Porto Alegre, Antônio Álvares Pereira Coruja3.

Pelas mesmas circunstâncias, Rafaela levou o apelido de Brigadeira, como era de fato conhecida, dando nome à Rua da Brigadeira, atual Rua da Conceição, que atravessava a sua chácara, bem assim à Rua Pinto Bandeira, ambas em Porto Alegre, ao doar terrenos do loteamento da antiga Chácara da Brigadeira4.

Aos 19 anos de idade, Rafaela casou-se5 em Porto Alegre, no dia 12 de outubro de 1812, com o Coronel Vicente Ferrer da Silva Freire, nascido em 1781 em Salvador/BA6 e falecido a 26 de janeiro de 1836, durante a Revolução Farroupilha, assassinado junto com o filho Diogo Pinto Bandeira da Silva Freire em Gravataí7.

Vicente foi filho de José da Silva Freire e de Maria Pires Álvares de Miranda, e, assim como sua esposa, dá nome à Rua Coronel Vicente8, em Porto Alegre, também em terreno doado pela Brigadeira Rafaela.

O casal de Rafaela e Vicente teve sete filhos: Diogo, Maria Josefa, Rafaela, Maria Sofia, Maria Luísa, Vicente e Maria Amália da Silva Freire.

A Brigadeira Rafaela faleceu9 de septramia (tipo de infecção) aos 2 de outubro de 1884 em Porto Alegre, viúva, com 93 anos de idade, encomendada na Capela do Senhor dos Passos e sepultada no cemitério da Santa Casa.

O historiador João Palma da Silva, em seu livro As origens de Canoas, traz dois retratos, identificados por ele como sendo o casal cel. Vicente e d. Rafaela Pinto Bandeira Freire. Porém, tal autor equivoca-se na identificação feminina, pois, na realidade, trata-se de d. Maria Josefa Freire, filha do casal cel. Vicente e d. Rafaela.

A imagem feminina utilizada por Palma é um recorte do daguerreótipo que reproduzimos, o qual faz parte do acervo iconográfico do IHGRGS, no qual se retratou mãe e filha: d. Rafaela Pinto Bandeira Freire e sua filha, d. Maria Josefa Freire, que foi casada com Dr. Israel Rodrigues Barcelos.

Daguerreótipo é um processo fotográfico, criado por Louis Daguerre em 1838 e que perdurou até por volta de 1855.10 Constava de uma fotografia, que era revelada sobre uma placa de cobre polida e que, depois de certo tempo, perdendo sua coloração, ficava brilhante, dando a impressão de ter sido revelada sobre uma lâmina de espelho. A primeira impressão que se tem ao olhar pela primeira vez para um daguerreótipo, parece ser uma obra inacabada, assim como um negativo comum de filme. Igualmente raros e de difícil preservação e reprodução, eram armazenados em estojos com cobertura que, ao serem abertos, ajudavam a criar a zona escura necessária à correta leitura da imagem. No item custodiado pelo IHGRGS, falta-lhe a tampa superior e, ao olhar-se o original, parece que vemos um espelho jateado com ambas as figuras.

Do acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Imagem do item original, sem retoques.

Na página seguinte, contemplamos o trabalho de reprodução do daguerreótipo, que tem as dimensões 12×15 cm, realizado pelo CEMIP (Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino). A partir disso, temos a possibilidade de defrontar-nos com o emblemático semblante da Brigadeira e sua filha Maria Josepha da Silva Freire.

A família materna da Brigadeira

Como adiantamos, d. Josefa Eulália de Azevedo, nasceu no ano de 1763 na Colônia, Uruguai e faleceu11 aos 25/2/1850 em Porto Alegre, de febres e convulsões, com todos os sacramentos aos 87 anos, casando-se12 com seu primo, o brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, e, em segundas núpcias, com o desembargador Luiz Corrêa Teixeira Bragança.

Josefa foi filha do ajudante José de Azevedo e Souza, nascido em 1721 na Colônia, Uruguai, onde casou a 24/11/1751 e falecido a 9/7/1788 em Rio Grande/RS13, e de Bernardina do Espírito Santo Duarte, nascida em 1738 na Colônia e falecida 14 a 28/3/1818 em Porto Alegre, neta paterna de José de Azevedo Barbosa (nascido em 1693 em Penafiel, Portugal) e de Maria Marques de Souza (nascida em 1691 em Valongo, Portugal e falecida a 17/5/1736 na Colônia – esta filha de Nicolau de Souza Fernando e Ana Marques)15 e, neta materna de Manuel Duarte Nunes (nascido em 1694 em Lagares, Coimbra, Portugal e falecido a 4/2/1744 na Colônia, onde casou a 27/2/1724) e de Antônia Bernarda de Siqueira (n. 1710, Lisboa, Portugal e fal. 1º/1/1800, Rio Grande)16.

Como refere Carlos G. Rheingantz, com a tomada da Colônia do Sacramento pelos espanhóis no ano de 1777, teve fim a ocupação daquela praça pelos portugueses. Aprisionados seus habitantes, foram levados para Buenos Aires, retirando-se para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro. 17 Mas antes disso, em 1737, algumas famílias colonistas dali saíram para povoar a vila de Rio Grande e outras que, tendo fugido em 1763, não regressaram à Colônia.

A história vivida pela família de d. Josefa Eulália, que se repete com a de seu primeiro marido, o brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, por serem primos como referimos, novamente reflete na povoa rio-grandense.

A família paterna da Brigadeira

O Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira foi batizado em Rio Grande no dia 17/12/1740, mas talvez tenha nascido em Laguna/SC, como referido em seu registro de óbito. Faleceu18 em Rio Grande a 9/1/1795, aos 56 anos de idade, casado, tendo sido seu corpo sepultado na Capela-mor, em cova de Fábrica da Irmandade do Santíssimo Sacramento, da qual era seu provedor na época.

O pai de Rafael, o coronel de dragões Francisco Pinto Bandeira, nasceu em meados de 1701 em Laguna/SC e faleceu a 15/6/1771 em Rio Pardo, e casou-se com Clara Maria de Oliveira, nascida em 1720 na Colônia, Uruguai, e falecida a 1º/1/1781 em Porto Alegre.19 Foram avós paternos de Rafael: José Pinto Bandeira (nascido em meados de 1660/1670 em Valongo, Portugal) e de Catarina de Brito  nascida em Laguna/SC, onde faleceu em 1715 – esta filha do fundador de Laguna, Francisco de Brito Peixoto e de Severina Dias, índia carijó) e, neta materna, de Antônio de Souza Fernando (nascido por volta de 1690 em Valongo – sobrinho de Nicolau de Souza Fernando, acima referido) e de Apolônia de Oliveira (nascida em 1695 em Formedo, Portugal e falecida a 1º/8/1765 em Viamão/RS).

Os Brito Peixoto e, por conseguinte, os Pinto Bandeira, podem ser considerados os desbravadores do Continente de São Pedro de Rio Grande. A exemplo disso, Francisco de Brito Peixoto foi escolhido pelo Governo para penetrar nos sertões, com o fito de povoá-los e tomar posse das terras

 abriu estradas de Laguna ao Rio Grande e aos denominados Campos de Buenos Aires, assegurando em final o domínio lusitano sôbre todo aquêle território. ‘O prêmio que disso tive, escrevia êle de Laguna, a 18 de janeiro de 1723, foi ir prêso para a vila de Santos, sem culpa alguma mais que servir a El-Rei meu Senhor’. Essa prisão havia sido efetuada em 1720, a pedido do governador do Rio de Janeiro, e Francisco de Brito Peixoto atribuiu-a a intrigas de Manuel Manso de Avelar, morador na ilha de Santa Catarina. Em Santos, Brito Peixoto pôs o governo a par do contrabando que se fazia naquela região, sendo chefe um francês a quem chamavam Pedro Jordão e sócios do mesmo, Manuel Afonso de Avelar e o juiz ordinário de Laguna, Manuel Gonçalves Ribeiro. Livre em 1721, embarcava novamente para Laguna, com a patente de capitão-mor das terras até Rio Grande de São Pedro, pelo tempo de três anos.20

Os recortes históricos e genealógicos aqui trazidos apenas e tão somente revelam detalhes desses personagens, cujas histórias de vida  representam a história colonial, a fundação, colonização e desenvolvimento do Rio Grande.


NOTAS:
1 ARQUIVO HISTÓRICO DA CÚRIA METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE (ACHMPA). Livro n. 2º de batismos da Igreja Madre de Deus de Porto Alegre (Catedral), fl. 8.
2 RUBERT, Arlindo. História da Igreja no Rio Grande do Sul: época colonial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994, p. 45. A Colônia refere-se à Colônia do Sacramento, no Uruguai, local de origem da avó paterna de Rafaela e de sua mãe.
3 CORUJA, Antônio Álvares Pereira, 1806-1889. Antigualhas; reminiscências de Porto Alegre. Organização e notas de Sérgio da Costa Franco. Porto Alegre: EU/Porto Alegre, 1996, 2. ed., p. 107.
4 FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998, 3. ed., p. 119/317.
5 ACHMPA. Livro n. 2º de casamentos da Igreja Madre de Deus de Porto Alegre (Catedral), fl. 76v.
6 RHEINGANTZ, Carlos G. Anais do Simpósio Comemorativo do Bicentenário da Restauração do Rio Grande (1776-1976). Rio de Janeiro: Centro de Serviços Gráficos do IBGE, 1979, p. 371. Estes assassinatos talvez tenham ocorrido na fazenda pertencente a Vicente Ferrer que se localizava no atual município de Canoas, então pertencente a Gravataí (SILVA, João Palma da. Op. cit., 1989, p. 40).
7 ACHMPA. Livro n.º 5 de óbitos da Igreja Madre de Deus de Porto Alegre (Catedral), fl. 144.
8 FRANCO, Sérgio da Costa. Op. cit., 1998, p. 420. Franco anota que o Coronel Vicente ocupou funções de relevo na administração militar da Província, e, sendo partidário dos caramurus, foi assassinado pelos farroupilhas, em sua fazenda do Rio dos Sinos, a 26/1/1836.
9 ACHMPA. Livro n. 11 de óbitos da igreja de N. Sra. do Rosário, fl. 10.
10 O processo de daguerreotipia chegou a Porto Alegre em 1853, pelo fotógrafo italiano Luiz Terragno.
11 ACHMPA. Livro n. 1º de óbitos da igreja de N. Sra. do Rosário, fl. 78.
12 A pesquisa do genealogista João Simões Lopes Filho (RJ), nos livros de Valongo em Portugal, revelou que o bisavô do brigadeiro Rafael, José de Souza Fernando, era irmão do bisavô de d. Josefa Eulália, Nicolau de Souza Fernando, ambos nascidos em São Mamede, Valongo, na década de 1660, e filhos de Antônio de Souza Fernando, o Velho, e Margarida Antônia.
13 RHEINGANTZ, Op. cit., 1979, p. 408.
14 ACHMPA. Livro n. 3º de óbitos da igreja de N. Sra. Madre de Deus de Porto Alegre (Catedral), fl. 107.
15 RHEINGANTZ, Op. cit., 1979, p. 407.
16 Ibid., 1979, p. 75.
17 Ibid., 1979, p. 9.
18 E não 09/04/1795 como refere RHEINGANTZ (p. 371). A informação original consta no livron. 3º de óbitos de Rio Grande, p. 82v, do Arquivo da Cúria de Rio Grande/RS.
19 RHEINGANTZ, Op. cit., 1979, p. 370-371.
20 FRANCO, Francisco de Assis Carvalho. Dicionário de Bandeirantes e Sertanistas do Brasil, séculos XVI – XVII – XVIII. Comissão do IV Centenário da cidade de São Paulo. São Paulo: 1953, p. 287-288.

Aqui você pode acessar o original em PDF: http://A Brigadeira Rafaela Pinto Bandeira Diego de Leão Pufal Sócio Correspondente do IHGRGS


É o Cemip cumprindo com o seu papel de preservar e divulgar a Memória e a Informação.

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.