CEMIP

. A Feira de Colecionismo da Praça da Alfândega de Porto Alegre .

Posted by

A Praça da Alfândega de Porto Alegre foi e continua sendo palco de muitas atrações culturais. Nela nasceu a Feira de Filatelia e Numismática da capital dos Gaúchos.

Por Yuri Victorino – Jornalista e Numismata.

A Feira Filatélica e Numismática de Porto Alegre acontecia regularmente aos sábados. Começou em meados da década de 1960 por iniciativa de Acidália Lima Camozato e Hélio Pereira, colecionadores de selos e moedas. Por muitos anos foi um ponto de encontro dos filatelistas, comerciantes e numismatas gaúchos. Dentre aqueles que iniciaram suas atividades de comércio filatélico na Feira da Praça da Alfândega, podemos citar José Alberto Junges, hoje proprietário da Filatélica Junges. A Feira atraía centenas de pessoas à Praça que fomentava a atividade do colecionismo.

foto-1

Na foto José Alberto Junges (seta), ex vice-presidente da SFRG, ainda menino, engajado na atividade de comerciante filatélico. Acervo da SFRG.

A Sociedade Filatélica Rio-Grandense organizava a Feira e alugava as mesas para comerciantes, filatelistas e numismatas que desejavam comercializar lá o seu material. Inicialmente, as mesas para aluguel eram guardadas pela S.F.R.G., e o transporte para o local era feito por um dos engraxates da praça da alfândega.
foto-2

Feira Filatélica e Numismática da Praça da Alfândega, no início da década de 1970 – Acervo da SFRG.

O início da decadência da Feira e da Praça pode ser datado com a derrubada do antigo prédio da Caixa Econômica Federal e a construção do novo, no final da década de 70. Este fato coincide com a retirada dos bondes, dos veículos, dos cinemas, dos cafés tradicionais, dos moradores e com a substituição dos serviços, do comércio sofisticado pelo popular e o surgimento do comércio ambulante no seu entorno.

foto-3

Feirantes e público na Praça da Alfândega no início da década de 1970. Acervo da SFRG.

A feira permaneceu até 1982 quando foi esvaziada pela concorrência do então recém-criado Brique da Redenção, para o qual, progressivamente se transferiram os comerciantes e colecionadores de selos e moedas.

 

Fontes:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1988. pp. 21-24.
Ferreira, Henrique Bunselmeyer. Um pouco da história da Sociedade Filatélica Rio-Grandense. Revista Rio Granda Filatélico, Porto Alegre-RS, p. 5-52, nº76, junho. 2016.

 

Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o Cemip pode promover ações destas naturezas. Eu posso ajudar você. Acesse os canais de comunicação disponíveis no site. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos.

Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.

logo-cemip-yuri-victorino

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.