CEMIP

Digitalização da obra completa de Sandra Jatahy Pesavento

Posted by

O ano de 2016 inicia com a parceria entre o Cemip e a Arxius do Brasil. O acordo proporciona a digitalização da obra completa de Sandra Jatahy Pesavento (Porto Alegre, 1946 – 2009). Professora, historiadora e escritora gaúcha, Pesavento era graduada em História pela UFRGS (1969), mestre em História pela PUCRS (1978) e doutora em História Econômica pela USP (1987); realizou três pós-doutoramentos em Paris e foi professora convidada em várias instituições estrangeiras, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR), pesquisadora IA do CNPq e coordenadora nacional do GT em História Cultural da ANPUH.

DSCF2015 DSCF2014

O trabalho técnico é da equipe composta por: bibliotecária Caroline Silveira Sarmento e arquivista Yuri Victorino do Cemip; arquivistas Érico Moraes e Cláudio Teixeira da Arxius do Brasil.

DSCF2012DSCF2011

A iniciativa é da Família Pesavento que investe neste projeto de gestão, digitalização e futura disponibilização da informação dos livros e documentos da autora. Conforme Roberto Pesavento, mentor do projeto, em um segundo momento o conteúdo deverá ser disponibilizado junto ao portal do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. A curadoria do acervo é da Professora Doutora Maria Weber dos Santos.

DSCF2205DSCF2206DSCF2207DSCF2208

A Bibliotecária Caroline Silveira Sarmento utiliza o equipamento de última geração do Cemip – Scan Snap SV 600 Fujitsu,  na captura e tratamento das imagens dos livros e artigos. Em janeiro iniciou a nova fase onde os artigos serão prioridade do trabalho desenvolvido no Centro de Memória e Informação. 

Entre suas obras, há clássicos como:
Visões do Cárcere. Editora Zouk: Porto Alegre, 2009.
Os Sete Pecados da Capital. Ed. Hucitec: São Paulo, 2008.
História e História Cultural. Ed. Autêntica: Belo Horizonte, 2003.
Uma Outra Cidade: o mundo dos excluídos no final do século XIX.Editora Nacional: São Paulo, 2001.
Imaginário da Cidade: representações do urbano (Paris, Rio de Janeiro e Porto Alegre).Ed. da Universidade: Porto Alegre, 1999.
A Burguesia Gaúcha: dominação do capital e disciplina do trabalho (RS 1889-1930). Ed. Mercado Aberto: Porto Alegre, 1988.

Veja mais sobre a autora:
Dossiê “Sandra Jatahy Pesavento: A Historiadora e Suas Interlocuções”

Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o CEMIP pode promover ações destas naturezas. Para tanto acesse os canais de comunicação disponíveis no site da instituição. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos.

Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.

yuri-cemip

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.