CEMIP

Livre da Peste em 1836

Posted by

O CEMIP incorporou ao acervo do Arquivo Histórico e Fiduciário/Coleção de Documentos Históricos/Série de Certificados e Diplomas, a Carta de Saúde de 1836.  O documento é um atestado emitido pelo Vereador José Maria da Luz, da Câmara da Cidade do Desterro na Ilha de Santa Catarina-BR. O ilustre fora o encarregado pela inspeção de saúde na localidade.

DSCF7607DSCF7612

O Arquivista Yuri Victorino no tratamento do documento no Laboratório do CEMIP. Junho de 2016.

O documento passou por processos de higienização, descrição, catalogação, indexação e emolduração Agora parte para a reserva técnica. Até o início do ano de 2016, o CEMIP pretende disponibilizar para a consulta em seu portal, as imagens e a descrição deste e dos demais documentos que compõem o acervo. Neste ano já processamos mais de 1.000 itens numismáticos que estão disponíveis para consulta.

DSCF7616DSCF7622

O Anverso e reverso do documento de 1836.

O Atestado traz no anverso o selo seco do Império do Brasil. No reverso o selo seco do Consulado uruguaio.

DSCF7620 DSCF7623 DSCF7624 DSCF7621

Selos brasileiros e uruguaios autenticando o documento.

O material indica que seguiu viagem para Montevideo-UY, o Bergantim Nacionál denominado Catharina (embarcação do tipo da galé, de um a dois mastros e velas redondas ou velas latinas), cujo o Mestre se chamava Antonio Alexandre, levava consigo quatro pessoas. Também relata que não havia Peste na localidade de partida, o que é a atual cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina-BR.

DSCF7625

Detalhe da Assinatura do vereador do Desterro aos 14 de janeiro de 1836.

Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o CEMIP pode promover ações destas naturezas. Para tanto acesse os canais de comunicação disponíveis no site da instituição. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos.

Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.

yuri-cemip

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.