CEMIP

Os Cilindros de PHONOGRAPHOS do CEMIP

Posted by

O CEMIP adquiriu 4 cilindros de Phonógrafos. Três são gravações da casa Edison Gold Moulded Record e um da Columbia Phonograph Company.

4 discos de phonógraphos CEMIP

Em 1877 Thomas Edison apresentava ao mundo sua mais nova invenção, o “phonographo”. Era um rudimentar aparelho no qual se poderia gravar e reproduzir a voz humana ou qualquer outro som ou ruído. Inicialmente foi planejada para uso burocrático em escritórios com o objetivo de se registrar recados e mensagens.

Cilindro de Cera Edison do CEMIP

O aparelho consistia num cilindro recoberto por uma folha de estanho que era girado por uma manivela… ao girar uma agulha ia riscando e fazendo sulcos neste cilindro, essa agulha estava conectada a um diafragma que vibrava acusticamente ao receber uma pressão sonora através de um bocal, por onde seria feita a captação do som. Estava criada então, a “máquina falante”…

Cilindo Phonographo Columbia CEMIP

Em 1878 um representante de Thomas Edison levou sua descoberta para Academia de Ciências de Paris, causando grande sensação. Nos 10 anos seguintes Thomas Edison se dedicou inteiramente ao desenvolvimento de sua lâmpada elétrica, deixando de lado seu recente invento, mas enquanto isso outros se interessaram pelo phonographo. Um deles foi Alexander Graham Bell o inventor do telephone.

Cilindro Edison Gold Moulded Record CEMIP

Graham Bell gostou tanto da invenção de Edison que lhe chegou a fazer uma proposta de sociedade, mas o inventor do phonographo não topou. Graham Bell arrumou então outro sócio o engenheiro químico Charles Summer Tainter que juntos desenvolveram o graphophone, um aparelho que trabalhava seguindo os princípios de Edison, mas com alguns aprimoramentos.

EdisonPhonograph

Usaram cera para revestir o cilindro e ao invés de ser movido à manivela, acoplaram um motor a corda para manter a velocidade constante. O que era fundamental na hora de ouvir era o cilindro girar na mesma velocidade da gravação, pois assim mais tarde não haveria distorção ou mudança do som durante a reprodução. Além disso um cone foi adaptado para amplificar o som.

Cilindro com sulcos do Edison Gold Moulded Record - CEMIP

Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o CEMIP pode promover ações destas naturezas. Para tanto acesse os canais de comunicação disponíveis no site da instituição. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos.

Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.

yuri-cemip

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.