CEMIP

Medalha Comemorativa é produzida pela Casa da Moeda do Brasil

Posted by

300 Anos do Encontro da Imagem de N. Sr.ª Aparecida – Santuário

A Casa da Moeda do Brasil mantém, desde 1977, um Clube que congrega pessoas interessadas em colecionar medalhas. É o Clube da Medalha do Brasil, que possui como  principal objetivo, difundir informações sobre a numismática no Brasil. Na semana passada mais uma Medalha espetacular foi lançada no mercado.

300 Anos de Benção

Anverso: No centro, imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (colorida por tampografia), tendo na parte inferior os anos: 1717/2017. Contornando a orla, as legendas: RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL / SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA.

300 Anos do Encontro da Imagem de N. Sr.ª Aparecida - Santuário | Medalha de Prata dourada

Reverso: Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Veja a reportagem da TV Aparecida sobre o lançamento das peças:

Iniciou-se no ano de 1955, a construção da Nova Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Projeto assinado pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus, e aprovado pela Comissão Pontifícia da Santa Sé.

A pedra fundamental foi colocada no dia 10 de setembro de 1946, no “Morro das Pitas”. Os serviços de terraplenagem começaram em setembro de 1952.

Em julho de 1980, em cerimônia solene presidida por Sua Santidade o Papa João Paulo II, a Basílica foi consagrada oficialmente a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Toda a construção do Santuário é mantida, quase que exclusivamente, pelas doações dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Maior santuário mariano e segunda maior igreja do mundo. Tem capacidade para acolher em seu interior 43 mil pessoas; suas naves medem 40 m de altura; cúpula central 70 m; torre 100 m; sua área coberta corresponde a 18.000 m²; até então foram utilizados 25 milhões de tijolos; sua área construída corresponde 23.300 m²; foram usadas 257.000 telhas. Por ano, 12 milhões de peregrinos visitam o Santuário Nacional.

Do lado externo do Santuário, encontra-se o Campanário, projeto de Oscar Niemayer. Neste, estão contidos 13 sinos em bronze, projetados pelo artista sacro C. Pastro.

 

Criação / layout anverso: Cláudio Pastro (in memorian)

Criação / layout reverso: Luiz Henrique

Modelagem anverso: Nelson Carneiro

Modelagem reverso: Luiz Henrique

Emissão: 100

Título: 900

Ref: 803294
Tipo do produto: Medalha
Material: Prata dourada
Edital: 6/2017
Peso: 64g
Diâmetro: 50mm
Para mais informações e outras edições desta e de outras Medalhas acesse o site do Clube da Medalha através deste link: clubedamedalha.com.br
Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o Cemip pode promover ações destas naturezas. Eu posso ajudar você. Acesse os canais de comunicação disponíveis no site. O importante é dar acesso às informações contidas nos documentos.Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.

logo-cemip-yuri-victorino-200x
Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.