CEMIP

Visita técnica na Casa da Moeda do Brasil

Posted by

Yuri Victorno

Na primeira quinzena de Agosto de 17 fizemos a visita técnica na Casa da Moeda do Brasil (CMB) representando o Centro de Memória e Informação Pessoal (CEMIP) e a Sociedade Gaúcha de Numismática (SGN). O trabalho durou um dia. Fomos recepcionados por dirigentes e técnicos que nos assessoraram às áreas de interesse numismático. Contamos com a presença do Sr. Valmo Luis Ricacheski presidente da SGN e dos membros da CMB: Roberto Balbi – Assessor da Presidência; Joaquim Paulo Monteiro – Gerente Executivo da Divisão Comercial; Vinícius Brasil Pinheiro – Gerente da Seção de Comercialização de Medalhas e Moedas Comemorativas; Victor Berbert – Gerente da Medalharia (área de engenharia) e Marise Ferreira – Gerente da Seção Artística.

Casa_da_Moeda_do_Brasil

Na recepção nos foi apresentado o vídeo institucional que demostrou de maneira sucinta as atividades da CMB. Logo após conversamos com alguns diretores e representante da direção sobre as atividades desenvolvidas por Sociedades Numismáticas, Centros, Associações, Casa da Moeda do Brasil e Banco Central. Ficou claro que as relações entre as instituições deverão se estreitar para fomentar de maneira efetiva ações concretas na promoção e difusão da numismática.

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) foi fundada em 8 de março de 1694 pelo rei de Portugal D. Pedro II, em Salvador, com o objetivo de atender a demanda de fabricação de moedas no país. Há mais de 300 anos a empresa pública é responsável pela produção do meio circulante brasileiro e de outros produtos de segurança, como passaportes com chips e selos fiscais. O complexo industrial, localizado em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, é um dos maiores do gênero no mundo. No local, funcionam as três fábricas da empresa – de cédulas, de moedas e gráfica – onde são desenvolvidos produtos com o elevado padrão de qualidade exigido no mercado moderno.

O processo de fabricação de moedas passa pelas etapas de eletrodeposição de discos, cunhagem, contagem e embalagem. Todas as fases são realizadas por funcionários especializados e equipamentos de última geração capazes de atender toda demanda do mercado brasileiro. Além disso, a Casa da Moeda fabrica e comercializa para o mercado interno e externo outros produtos da área de numismática, como moedas e medalhas comemorativas, moedas com acabamento especial, comendas e distintivos, utilizando metais nobres como ouro, pratas e outras ligas. Neste vídeo se pode ter uma ideia dos processos de fabricação do dinheiro.

[

O processo de confecção das cédulas segue um exigente padrão de qualidade, da escolha dos insumos à entrega do produto final ao Banco Central. O resultado dessa constante preocupação com a excelência, aliada à aquisição de equipamentos de ponta, pode ser conferido na produção da nova versão do Real: uma das famílias de cédulas mais seguras do mundo. Com tamanhos diferenciados, as novas cédulas facilitam o reconhecimento pelos portadores de necessidades especiais e inibem a tentativa de falsificação por lavagem química. No aspecto gráfico, as modernas máquinas adquiridas pela CMB garantem melhor definição da impressão, com linhas mais finas e traços mais firmes. Já na área tecnológica, a utilização de tintas especiais, sensíveis a raios ultravioletas e infravermelhos, permitiu aprimorar elementos como marca d’água, imagem latente e registro coincidente. Veja nesta reportagem de Liane Veiga do SBT

[

A CMB oferece uma gama de soluções que contemplam produtos e serviços de segurança relacionados à identificação de natureza física e digital. Na área metalúrgica, produz também distintivos de identificação. Como diferencial, agrega serviços de tecnologia, como a captura de dados biométricos e biográficos, disponibiliza soluções completas que englobam hardware, software, operacionalização dos serviços em locais remotos, pré-postagem (preparação dos documentos para expedição utilizando a logística dos Correios) e o desenvolvimento de sistemas para armazenagem e tratamento de dados em sala cofre, para garantir a proteção das informações.

Ao terminarmos a visita recebemos a certificação da Visita Técnica, fotos e presentes. Dentre eles um livro que conta a Casa da Moeda por seus moedeiros. Este já está disponível para consulta local no Cemip. Agende a sua visita à Biblioteca Kurt Prober que é especializada em Numismática. Você pode acessar os títulos disponíveis para o pré agendamento: CEMIP – Biblioteca Numismática Kurt Prober

Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o Cemip pode promover ações destas naturezas. Eu posso ajudar você. Acesse os canais de comunicação disponíveis no site. O importante é dar acesso às informações contidas nos documentos.

Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.

logo-cemip-yuri-victorino-200x

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.