Cemip apoia a Exposição “KUMIAI” no Museu da UFRGS

Posted by

Exposição “KUMIAI” abre para visitação dia 29 de abril no Museu da UFRGS

image

O Centro de Memoria e Informação – CEMIP – apoia técnica e financeiramente a mostra que apresenta a influência da comunidade japonesa na cultura gaúcha, que tem abertura dia 28 e visitação de 29 de abril a 03 de junho.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, apresenta a exposição curricular KUMIAI – Entrelaçamentos na Colônia Japonesa de Ivoti, RS, produzida pelos alunos do Curso de Bacharelado em Museologia. A exposição ocorrerá no Museu da UFRGS, localizado na Avenida Osvaldo Aranha – 277- Campus Centro, na Capital. O horário de funcionamento será das 08h às 20h de segunda a sexta-feira.

Atualmente com a maior comunidade Japonesa fora do Japão, o Brasil apresenta uma forte cultura entrelaçada nipo-brasileira. As influências culturais trazidas há mais de cem anos pelos imigrantes japoneses foram disseminadas pelo território nacional, como é o caso da plantação de soja.

kumiai

A exposição KUMIAI – Entrelaçamentos na Colônia Japonesa de Ivoti, RS aborda a imigração japonesa no Estado com enfoque na Colônia Japonesa da cidade de Ivoti e abrange um período de cinquenta (50) anos, a partir de 1966, quando se estabeleceram os primeiros imigrantes. O trabalho realizado na Colônia resultou no entrelaçamento das culturas locais. A mostra apresenta a comunidade japonesa de Ivoti e suas histórias de vida que influenciaram e influenciam a cultura gaúcha.

Para agendamentos de grupo, realize o cadastro no site: www.ufrgs.br/museu/educativo/agendamento

Para mais informações, ligue: (51) 3308-3390
Exposição dos alunos do Curso de Bacharelado em Museologia da UFRGS – KUMIAI- Entrelaçamentos na Colônia Japonesa de Ivoti, RS.
Quando: Abertura: 28 de abril, às 19h.
Visitação: de 29 de abril a 03 de junho de 2016 – de segundas a sextas-feiras, das 08h às 20h.
Onde: Museu da UFRGS – Av. Osvaldo Aranha, 277 – Porto Alegre- RS.
Observação: No dia 14 de maio (sábado) devido ao evento UFRGS Portas Abertas, o atendimento será das 09h às 14 horas.
Entrada franca. Classificação livre

Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o CEMIP pode promover ações destas naturezas. Para tanto acesse os canais de comunicação disponíveis no site da instituição. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos.

Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.

yuri-cemip

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.