CEMIP digitaliza livro raro.

Posted by

Contrato de cooperação técnica entre o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) e o Centro de Memória e Informação Pessoal (CEMIP) proporciona a digitalização de livro raro. Confira abaixo o momento do escaneamento.

O exemplar do Livro dos Vereadores ou a Lei de 1º de Outubro de 1828 publicado no Rio de Janeiro em 1882, contendo 517 páginas no formato de 12×19 cm, foi digitalizado e posteriormente tratado digitalmente pelo Laboratório do CEMIP.

O processo de digitalização proporciona a leitura do exemplar sem que o mesmo tenha que ser manipulado, reduzindo a desgaste do original.

scanner detalhe scanner geral

Primeiramente o material passou por uma breve higienização com a retirada da sugicidade superficial. Em seguida foi submetido ao escaneamento de alta resolução.

livro 1 livro 4

Após a captação as imagens foram tratadas digitalmente, obtendo ganho de luminância, crominância e melhorando o contraste e brilho, o que favorece a visualização das páginas digitalizadas. As ações técnicas ficaram a cargo do arquivista Yuri Victorino.

livro 3

livro 2O IHGRGS deve disponibilizar o livro no site da instituição já no segundo semestre deste ano. Outros projetos entre as instituições estão em formalização, que devem ser executados em 2015, como o tratamento e digitalização de documentos e a catalogação da coleção de medalhas do Instituto.

capa

Ações como esta podem favorecer o seu acervo. Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais, necessitam de tratamento e digitalização, o CEMIP pode promover ações destas naturezas. Para tanto, acesse os canais de comunicação disponíveis no site da instituição. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos.

Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.

yuri-cemip

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.