“Prêmio Nobel” da área da medalhística lança exposição e livro em Lisboa.

Posted by

O escultor português João Duarte comemora 40 anos de carreira com a inauguração de uma exposição e o lançamento de um livro na galeria do MAC – Movimento Arte Contemporânea, em Lisboa.

De acordo com o MAC, além da exposição de homenagem ao artista, intitulada “Escultor João Duarte – o ateliê. 40 anos de carreira”, que ficará até 28 de abril, está previsto o lançamento de um livro e de uma medalha.

“Com uma enorme convicção e coerência, João Duarte desenvolve a sua obra – escultura, medalha e numismática – como quem respira, apresentando-nos algo que, num relance de raiz tecnológica, numa invasão total do belo, transcende a natureza da matéria”, assinala o diretor e coordenador do MAC, Álvaro Lobato de Faria, num texto sobre a homenagem.

João Duarte, natural de Lisboa, 66 anos, é licenciado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes de Lisboa.

Em 2012, o escultor foi distinguido pela Sociedade Numismática dos Estados Unidos com o Prêmio J. Sanford Saltus, considerado o “Prêmio Nobel” da área da medalhística.

Realizou dezenas de exposições coletivas de escultura e medalhística em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha, Japão, Bélgica, Holanda, Hungria, Reino Unido, Finlândia e Suíça.

No campo da medalhística editou medalhas e realizou monumentos em espaços públicos, entre eles, a imagem da Nossa Senhora da Conceição da Figueira, na Mexilhoeira Grande, em Portimão, os monumentos ao “Homem do Mar”, em Peniche, aos Bombeiros Voluntários de Vialonga, e a “Dom Payo Peres Corrêa”, no Seixal.

Começou a expor individualmente em 1983, participando em coletivas desde 1971, tendo-se estreado no Salão Convívio na Sociedade Nacional de Belas Artes, por ocasião do 70.º aniversário da instituição.

Entre as várias medalhas que desenhou, conta-se a comemorativa dos 150 anos do Banco de Portugal, dos 130 Anos da Polícia de Segurança Pública, dos 100 Anos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, do VII Festival de Bandas Amadoras, em Loures, dos 20 anos da ENSA – Seguros de Angola, dos 50 anos da NATO, 25 anos da morte do toureiro José Falcão, dos 500 Anos do Nascimento de D. João de Castro, editada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, e do 100.º aniversário do nascimento de Bento de Jesus Caraça.

O escultor assinou também várias peças de numismática, como as moedas bimetálicas de 100 escudos, comemorativa dos 50 Anos da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), de 200 escudos, comemorativa dos 50 Anos da ONU, ou a moeda em prata de oito euros, comemorativa do Euro 2004.

Referência: https://www.dn.pt/lusa/interior/escultor-joao-duarte-comemora-40-anos-de-carreira-com-exposicao-e-livro-9231355.htm

ACESSE O SITE DO CEMIP

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.