Comemoração dos 324 anos da Casa da Moeda do Brasil.
Anverso: Representada em relevo encavo e ocupando cerca de 2/3 do campo da medalha, destaca-se abaixo da logo oficial da Casa da Moeda do Brasil, a logomarca criada para comemorar o 324° ano da fundação da CMB. Os algarismos estilizados que a compõem, ostentam detalhes que alternam volutas em relevo e fundo em textura granitada, para reproduzir com maior contraste de pátina, o gradil de arco pleno existente sobre o pórtico principal do Palacete histórico que sediará na Praça da República o museu da empresa. Com a leveza da renda, embora confeccionados em ferro, os gradis rebuscados por volutas marcaram fortemente a arquitetura no Rio de Janeiro dos séculos XVIII e XIX, e a mescla desses dois elementos na logomarca comemorativa faz alusão, tanto à conquista da conclusão das obras de restauro do referido Palacete, quanto aos mais de três séculos da Casa da Moeda do Brasil na produção ininterrupta do meio circulante brasileiro.
Reverso: Ilustrando a conclusão de um processo iniciado em 2009, capitaneado pela Casa da Moeda com foco no restauro do imóvel de sua propriedade tombado por seu valor histórico, e meta da posterior instalação de seu museus e centro cultural; a composição de orientação diagonal ocupa todo o campo da medalha e ostenta em primeiro plano a perspectiva aérea do Palacete restaurado, sobre planta com desenhos de sua arquitetura. Ao fundo, acompanhando o semicírculo superior da medalha, vê-se recortados em relevo, os detalhes do gradil de arco pleno existente no pórtico principal do prédio. Ao lado direito da composição, as legendas: “08.03.2018 / Entrega do Restauro”, marcam o retorno do Palacete à sua vocação inicial de equipamento sociocultural, na data do aniversário do 324° ano da fundação da Casa da Moeda do Brasil.
Criação: Glória Dias
Modelagem anverso: Luiz Henrique Ferreira
Modelagem reverso: Luiz Henrique Ferreira e Monique Porto
Emissão: 300
Título: 900
Tipo do produto: Medalha
Material: Prata
Edital: 2/2018
Peso: 64g
Diâmetro: 50mm
Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o Cemip pode promover ações destas naturezas. Acesse os canais de comunicação disponíveis no site. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos. Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine Cemip.