Biblioteca Numismática Kurt Prober já está disponível para consulta.

Posted by

O Cemip processou mais de 200 itens à Biblioteca Kurt Prober.

O processo de higienização, descrição e indexação das obras de interesse numismático, paleográfico, diplomático, histórico, arquivístico, museal, etc, finalizou no início de março de 2017. Após um ano de trabalho da equipe técnica do Cemip, o Projeto de Acesso Virtual e Gestão da Biblioteca Numismática Kurt Prober findou com sucesso. A primeira fase de seis meses do processo resultou em mais de 200 itens higienizados, descritos, etiquetados com código de barras e localizadores. Num segundo momento foram catalogados e inscritos no sistema virtual e armazenados nos repositórios do Centro de Memória e Informação Pessoal.

IMG_20170214_082757MNC2003IMG_20170214_082644

Agora os itens estão disponíveis para consulta virtual e acesso nas estantes do local de guarda. O Trabalho técnico ficou a cargo da Bibliotecária Caroline Silveira Sarmento que dirigiu a equipe de técnicos.

IMG_20170214_082412MNC2004MNC2002

A Biblioteca possui centenas de livros, catálogos, boletins, artigos, entre outros tipos de publicações. No site do Cemip há um link onde se pode pesquisar por títulos, assuntos e muito mais. Acesse e consulte:  Biblioteca Kurt Prober.

MNC2014 MNC2017 MNC2023

Uma inovação foi a possibilidade de se visualizar as capas dos livros e itens. Anteriormente apenas algumas das informações textuais estavam disponíveis. Agora inúmeras informações sobre as obras como a data, autores e conteúdos já podem ser rastreados. As imagens disponível dos itens facilita na escolha das obras, reduzindo a margem de erro na seleção do que se busca acessar.

Para se ter acesso físico às obras você deve agendar antecipadamente a consulta. Isso proporcionará a disponibilidade quando o consulente for até a biblioteca. Para tanto se deve efetuar um cadastro no site: Cadastro no Cemip. O mesmo cadastro servirá posteriormente para acessar outras coleções como as de moedas por exemplo.

Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o Cemip pode promover ações destas naturezas. Eu posso ajudar você. Acesse os canais de comunicação disponíveis no site. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos.

Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.

logo-cemip-yuri-victorino-200x

 

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.