Sigilo o que?

Posted by

Sigilografia?

Palavra para muitos desconhecida e que nada mais é do que o estudo descritivo do selo. Selo não o selo filatélico, aquele dos correios, mas o selo carimbo, marca de propriedade individual. Este existe a bem dizer desde que o mundo é mundo.

DSCF4200 DSCF4197

O uso do selo vem desde a mais alta antiguidade porém, foi realmente na Idade Média que alcançou sua força preponderante. Compreende-se perfeitamente a utilidade de seu uso, pois, em época em que o saber ler e escrever era privilégio de de tão poucos, a necessidade de uma marca pessoal torna-se imprescindível.

DSCF4188 DSCF4190 DSCF4202

Podemos dizer que o selo foi durante largo tempo, o testemunho não só dos direitos como de presença individual. em poucas palavras diremos, se nos permitem a expressão, – o selo foi a carteira de identidade da época.

DSCF4209

A Sigilografia é, portanto, uma ciência que os historiadores, museólogos, arquivistas, palógrafos e pessoas ligadas de alguma maneira com a memória e informação, não devem desprezar. A pena é privar de informações ocultas nos signos e símbolos presentes nestes objetos.

DSCF4211 DSCF4212

O CEMIP adquiriu uma grande coleção de selos lacres usados em documentos e correspondências. Estamos estudando e acondicionando as peças que em breve estarão disponíveis para a pesquisa e visualização no site da instituição. As imagens disponibilizadas aqui são dos primeiros selos já acondicionados e em processo de descrição.

yuri-cemip

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.