CEMIP doa documentos ao IHGRGS

Posted by

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul recebeu em setembro a doação de documentos do Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino.

Em 2012 os documentos foram achados no lixo e encaminhados para o Centro por João Carlos Elias. Segundo Elias: “juntamos os papéis em saco plástico, estavam molhados em meio ao lixo, espalhados na estrada. Deixei na minha garagem por algum tempo para descartar. Mas encontrei o CEMIP que possibilitou o resgate. Fico feliz por saber que alguma coisa foi parar em uma instituição que pode trazer à vida os documentos”.

O material recolhido passou por processos de restauro e descrição antes de serem doados ao Instituto. Vanessa Gomes de Campos – arquivista do IHGRGS, ao analisar o volume documental, acredita que os documentos sejam de grande valia pois complementam informações contidas nas coleções. São documentos do final do século XIX e início do XX.

Para o presidente do Instituto, Dr. Miguel Frederico do Espírito Santo, “a iniciativa do CEMIP é exemplar no sentido de que propicia ao Rio Grande resgatar e preservar sua memória. O IHRGS só tem a gradecer a iniciativa”. Miguel acredita que este exemplo de cidadania possa sensibilizar as pessoas que tenham documentação guardada em suas casas, a doarem para o Instituto, ajudando assim a resgatar a história e preservar a memória gaúcha. O presidente lembra que a instituição possui um vasto material disponível para pesquisa, além de uma grande biblioteca que está a serviço da comunidade.

IHGRGS:
Endereço: R. Riachuelo, 1317
90010-271 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS
f: 3224-3760 – ihgrgs@ihgrgs.org.br
Horário de atendimento ao público e pesquisa:
Terça à Sexta das 13:30 às 18:00

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.