Visita na Europa traz conhecimento e peças para o acervo.

Posted by

Em Outubro representantes do Centro de Memória e Informação Pessoal – CEMIP visitaram Instituições e Feiras pelo Sul da Europa ligadas à Numismática. A turnê teve cunho técnico com objetivo de agregar conhecimento e adquirir peças relevantes para as coleções da Instituição. Foram visitadas 15 cidades na Espanha e Portugal. Feitas 7 incursões técnicas em Museus e Instituições nas cidades de Lisboa, Sevilla, Granada, Valencia, Barcelona, Zaragoza e Madrid.

Há que se destacar a visita à Fábrica Nacional de Moneda y Timbre – Real Casa de la Moneda (FNMT-RCM) em Madrid. A Instituição Museu oferece cursos técnicos, entre outros, sobre Filatelia, Numismática e assuntos relacionados. Existem exposições de longa duração importantíssimas alojadas em 17 salas, onde contam a história do dinheiro desde a Grécia até a atualidade. Se pode apreciar moedas, cédulas, bilhetes, estampas, medalhas, modelos, maquinários e utilitários de cunhagem e impressão. Tudo com guias especializados nas temáticas. Exposições temporárias e fora do Museu acontecem constantemente, além de infinitas atividades culturais como Concertos Didáticos. Um ótimo exemplo de instituição comprometida com o seu propósito. Ao final da visita nos foi possibilitado “bater” algumas medalhas, onde se coloca um disco de Cobre entre as duas superfícies dos cunhos (balancim). Então com um golpe de martelo o disco recebeu as estampas em ambos os lados.


Nas visitas às feiras o foco foi a aquisição de peças medievais tais como documentos que contivessem carimbos, selos e outros registros. Também moedas, cunhos, pesos e selos medievais com ou sem “resellos” – carimbos – do período dos Reis Católicos e dos Felipes, II, II e IV. Itens para completar – ou abrir novas – lacunas nas coleções do Cemip. Visitamos as Feiras da Ladra e Santa Maria de Belém em Lisboa. O Mercat St. Josep e Mercat Gotic em Barcelona. Plaza Cabildo em Sevilla. Em Madrid: Plaza Mayor e o Mercat Els Encants. Entre tantos outros pontos que encontramos pelos caminhos.

Para ilustrar alguns dos objetos adquiridos destacamos algo que fora usado nas trocas comerciais na África subsariana, a partir da costa ocidental do continente, do século XVI em diante. Manilha em liga metálica – Cobre – produzidas na Inglaterra, França e Alemanha que faz parte do sistema pré-monetário. Neste conjunto há alguns pequenos potes de Bronze que serviam para pesar ouro em pó. Estes pequenos selos de chumbo também foram adquiridos em Zaragoza.

Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o Cemip pode promover ações destas naturezas. Acesse os canais de comunicação disponíveis no site. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos. Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine Cemip.

logo-cemip-yuri-victorino-220x

 

 

 

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

Leave a Reply

Your email address will not be published.