CEMIP resgata raras imagens de Porto Alegre.

Posted by

Em 2014 o Centro de Memória e Informação recebeu para análise das condições físico-químicas um rolo de filme Pathé Baby de bitola 9,5mm, proveniente do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre. O resultado do laudo apresentou sinais de deterioramento da emulsão na película.

DSCF3908DSCF3914

Este fato indicou a necessidade de intervenção imediata para resguardar as imagens e possibilitar o acesso ao conteúdo. O material estava guardado junto a alguns documentos e fora achado pela arquivista e historiógrafa Vanessa Gomes de Campos do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre.

capa 3

O filme foi levado para Portugal onde foi submetido ao processo de Telecinagem, que é a migração das imagens analógicas para digitais. A supervisão técnica ficou a cargo do diretor do CEMIP, Yuri Victorino. Posteriormente no Brasil as imagens foram tratadas digitalmente ganhando nitidez e contraste. No mês de março de 2015 foi feita a entrega do original e do material restaurado ao Padre Carlos José Monteiro Steffen, diretor do AHCMPA. Para este ano de 2015 o CEMIP deve produzir o projeto de roteiro para a criação de um documentário sobre a construção da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

DSCF5088 Entrega do 9,5mm 16-03-2015 pequeno

As imagens acima mostram o momento da entrega do material pelo diretor do CEMIP Yuri Victorino para o Pe. Carlos do AHCMPA. O DVD assim como uma cópia de segurança foram acondicionados em caixa, que buscou retratar a época do original Pathé Baby de 1930. O Box foi lacrado com o selo do CEMIP confeccionado em cera lacre. Para tanto foi utilizado o sinete do CEMIP com o slogan do Centro: Promovendo o futuro, preservando o passado, encimado com o brasão da instituição.

O Cine Pathé surgiu da necessidade de produzir em grande escala um aparelho amador de cinema. O resultado foi a surpreendente bitola de 9,5mm, feita a partir de 3 cortes sobre a película de 35mm, formato profissional do cinema nos anos 1930. Filmava-se mais com menos espaço, gerando economia de material. E para não sacrificar tanto a largura do quadro, causado pela redução do tamanho do fotograma, os irmãos Pathé trouxeram uma das inovações mais estranhas da história do cinema: perfurações no meio da película. Um furo entre cada frame. Batizada de Pathé Baby, a máquina foi lançada em 1922. A imagem abaixo é do filme original tratado pelo CEMIP para o AHCMPA.

Película e envólucro metálico do filme Pathé Baby do AHCMPA
 
A película 9,5mm vinha acondicionada em uma espécie de cartucho metálico, o que evitava o contato direto com as mãos. O fenômeno do 9,5mm pode ser entendido como um precursor do que foi o DVD para a geração dos anos 2000, guardadas as devidas proporções, como preço dos aparelhos, filmes e a técnica do manuseio destes. Tornou-se popular e de fácil aquisição.
cúria 5 curia 2 curia 3 cúria 4
Cenas da construção da Catedral Metropolitana de Porto Alegre retiradas da película 9,5mm.
 
Graças ao formato amador, surgiam então os primeiros entusiastas do cinema que começavam sistematicamente guardar e produzir filmes. Não diferente foi em Porto Alegre no sul do Brasil. Na década de 1930, data da captura das imagens, a película teve fundamental papel na salvaguarda da memória coletiva. Segundo Vanessa Gomes de Campos “o filme 9,5mm da Catedral conecta documentos e imagens de fotografias existentes no acervo do Arquivo. A possibilidade de visualizar a película é como retornar no tempo”, disse a historiógrafa emocionada ao visualizar o filme.

O filme é o suporte onde é registrada a imagem. É composto de uma base de material flexível e transparente, que no caso do 9,5mm da década de 1930 é de acetato de celuloide. Sobre esta base é aplicada uma emulsão composta de gelatina com sais de prata em suspensão. Na emulsão é onde a imagem se forma. Sem ela não há o que se visualizar. Daí a necessidade de intervir quando o material entra em algum tipo de síndrome. Do contrário se perde qualquer possibilidade de visualização, alega Yuri Victorino.

yuri-cemip

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yuri Victorino

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.